Nota musical é um termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar, chamado na música de Tom. Cada nota corresponde a uma duração (um tom) e está associada uma frequência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda. De forma geral, podemos relacionar as notas a um alfabeto musical que da possibilidade de associar determinadas frequências (ou conjuntos de frequências) a nomes comuns, viabilizando a composição de musicas ou qualquer outro tipo de manifestação sonora de forma clara e compreensível.

No ocidente a música é formada por 12 notas musicais, distanciadas uma das outras por meio tom. São elas:

Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá# e Si.

# = sustenido. Leia-se, por exemplo, Dó Sustenido.
b = bemol. Leia-se, por exemplo, Ré Bemol (explicado abaixo).

As notas sustenidas, são as notas "naturais" acrescidas de meio tom. No caso das notas sustenidas, o meio tom é acrescido no sentido ascendente, tornando a nota mais aguda. Além das notas sustenidas, temos as notas bemois, nesse caso, o meio tom é descendente, tornando as notas mais graves.

As notas Mí e Si não possuem sustenido ou bemol (Na verdade possuem, mas serão explicados futuramente. Para que não haja confusão considere, por ora, que elas simplesmente não possuem)

No piano fica fácil identificar as notas. As naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, La, Si) são as teclas brancas e as demais (Bemois/Sustenidos) são as teclas pretas.

 

 

Identificando as notas

As notas musicais podem ser identificadas por letras:
C –> Dó
D –> Ré
E –> Mi
F –> Fá
G –> Sol
A –> Lá
B –> Si

Também podem ser representadas por figuras em um pentagrama, conhecido como partitura. Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente. Ela possibilita a leitura detalhada e completa da composição, envolvendo o andamento, ritmos e tudo o mais que compõe a música. Falaremos mais sobre a Partitura e sua notação mais a frente.


Um forma mais simples de se representar as notas, são as tablatura. São uma espécie de partitura mais simples. Em breve explicaremos em detalhes como ler uma tablatura.